A resposta social CACI – Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão é regulamentada pela Portaria n.º 70/2021 de 26 de março.
Esta resposta é destinada a desenvolver atividades para pessoas com deficiência, visando a promoção da sua qualidade de vida, possibilitando um maior acesso à comunidade, aos seus recursos e atividades e que se constituam como um meio de capacitação para a inclusão, em função das respetivas necessidades, capacidades e nível de funcionalidade.
Objetivos
- Desenvolvimento de competências relacionais, pessoais e sociais;
- Promoção do bem-estar, da qualidade de vida, da ocupação e da interação com o meio;
- Capacitação para a inclusão social e profissional.
Intervenção
Tendo em conta a singularidade de cada uma das pessoas apoiadas e o seu Plano Individual de Inclusão (PII) desenvolvem-se atividades de acordo com as seguintes áreas:
Atividades Ocupacionais
Oficinas de Carpintaria e de Cerâmica e Trabalhos Manuais em diversas áreas.
Atividades Terapêuticas/Desportivas:
- Psicomotricidade;
- Atividades Aquáticas;
- Futebol;
- Estimulação Cognitiva;
- Expressão Dramática;
- Grupo de Autorrepresentação
Atividades de Interação com o Meio
Atividades de Socialização (visitas a diversas estruturas/serviços da comunidade)
Atividades Socialmente Úteis
Clientes inseridos em atividades desenvolvidas em entidades externas ao CACI no sentido do treino das suas competências sociais e profissionais em contexto real de trabalho.
Serviços Prestados
- Refeições
- Administração terapêutica e apoio em situações de emergência
- Transporte
- Cuidados Pessoais e de higiene
- Apoio Psicológico e social
- Atividades sócio-culturais
Equipa
- Diretora Técnica
- Psicóloga
- Técnica de Serviço Social
- Técnica Superior de Educação Especial e Reabilitação
- Monitores(as)
- Auxiliares
Horário de funcionamento
De segunda a sexta-feira das 9H30 às 16H30.